O que é css? Qual a importância no desenvolvimento web?

CSS - Cascading Style Sheets

O CSS (Cascading Style Sheets) – mais conhecido como folha de estilo – pode não ser uma linguagem de programação, mas ele é de extrema importância para o visual do seu site, pois ele é o principal responsável por colocar beleza na estrutura do HTML, XML ou XHTML. Porém, muitos ainda se perguntam: Para que serve o css? Por que devo usar no meu site?  Por que não posso mudar o visual do meu site direto no html? Eu só conheço html, o que é xml e xhtml?

Vamos por partes…

Para que serve o css? Por que devo usar no meu site?

Em poucas palavras, conseguimos responder duas perguntas, o css deixará o visual do seu site mais agradável para o usuário. Isso já é um bom motivo para aprender, aplicar e conquistar mais usuários para ler seus pensamentos, seus tutoriais ou simplesmente visualizar seu portfólio online. Agradar o usuário é mais do que ganhar números de  visitantes no seu site, é saber que a sua missão como desenvolvedor web está cumprida. Pense bem nisso quando começar a desenvolver e faça o seu melhor, tanto para você quanto para seu leitor.

Quem é o usuário?

Usuário é toda e qualquer pessoa que estiver visualizando o seu site. Um exemplo simples: Você, meu querido leitor, é um usuário do meu site. ;)

Por que não posso mudar o visual do meu site direto no html?

É totalmente possível mudar o visual do seu site direto no html, você até pode fazer isso caso queira apenas testar ou aprender um pouco mais, mas não é uma boa prática e nem um pouco profissional.

Para desenvolver, tanto para você quanto para a sua empresa, é preciso que seu código seja semântico, organizado, que faça coerência. Pois, no futuro você pode ter que dividir seu trabalho com outros desenvolvedores e essas pessoas como estarão entrando no projeto não saberão tudo o que você fez desde o começo e como você fez, por esse motivo você precisa manter seu código limpo e organizado. E se possível, muito bem comentado. Bom, sabendo de tudo isso…Criar uma folha de estilo separada para personalização do seu site já não parece uma má ideia, não é mesmo?

Eu só conheço html, o que é xml e xhtml?

•html – Hypertext Markup Language

•xml – Extensible Markup Language

•xhtml – EXtensible HyperText Markup Language

São páginas da web as quais utilizam em seu desenvolvimento o conceito de linguagem de marcação. A linguagem de marcação é um sistema para anotação de um determinado texto tornando sua sintaxe distinguível.

De acordo com a unicamp  o html é derivado do SGML (Standard Generalized Markup Language), o qual foi criada por Tim Berners Lee o mesmo que idealizou o www, que por sua vez é uma linguagem de marcação voltada para a estruturação de documentos e a apresentação visual de documentos em um navegador.

Segue a evolução cronológica do mesmo:

SGML → HTML 1.0 → HTML xx → XML → HTML 4.01 → XHTML.

Bom, quando nós fazemos um site, é claro, queremos que fique do nosso jeito, com as cores que mais gostamos e com o template que mais nos agrada, mas devemos ter em mente que não somente nós iremos utilizar o site, por esse motivo nós devemos desenvolver também em função do usuário que até agora não conhecemos, não sabemos dos gostos e de como ele irá reagir diante do que nós achamos bonito, mas independente disso devemos tentar de todas as maneiras proporcionar para o mesmo a melhor experiência possível. Como fazer isso?

Bom, além de tudo o que já foi comentado hoje, isso já é assunto para um outro post.

Até a próxima, pessoal! ;)